quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Companhia norueguesa cria computador ultraportátil do tamanho de um pen drive

A portabilidade não é só uma tendência, mas também uma realidade na computação atual. Laptops, tablets, netbooks... Cada vez mais os usuários querem dispositivos potentes e compactos. Mas uma empresa da Noruega levou este conceito a um nível totalmente diferente: a FXI Technologies lançou um computador do tamanho de um pen drive.


Cotton Candy. (Foto: Reprodução/ The Verge)


É isso mesmo. O Cotton Candy tem todo o hardware necessário para um PC funcionar, porém com dimensões muito inferiores a qualquer outra CPU já vista. E, como tamanho não é documento, suas especificações não deixam nada a desejar.


O processador, por exemplo, é o mesmo do Samsung Galaxy SII, o ARM Cortex 1.2 GHz, quad-core que é capaz de processar vídeo em até 1080p. Além disso, o minipc tem 1 GB de memória RAM, porta USB, conexão HDMI e ainda slot microSD para cartões de memória. Outro ponto positivo: conexões Bluetooth eWi-Fi são suportadas. Não há um sistema operacional definido, já que o PC pode rodar diversos deles, mas em sua primeira demonstração feita pelos noruegueses, o Android 2.3 estava instalado.


E engana-se quem pensa que o produto serve “apenas” como um computador para ser ligado a um monitor. Segundo os desenvolvedores do projeto, esta é uma ótima alternativa também para quem já tem um laptop, por exemplo, mas precisa de mais memória, outros tipos de conexões ou até mesmo quer utilizar um sistema operacional diferente na sua máquina.

Nenhum comentário: